Modo De Não Fazer

Nos anos 80, Leo Jaime perseguia a Fórmula do Amor. Ele dizia, quem se lembra da música pode até cantarolar, que tinha a pose exata para se fotografar, que aprendeu nos livros para um dia usar, além de um certo ar cruel de quem sabe o que quer... Será que há mesmo um modo de fazer nos relacionamentos, uma espécie imutável de códigos comportamentais que permitiria que o objeto do desejo caísse na rede para nunca mais sair?

Sempre rio quando penso naqueles ensinamentos ainda em voga sobre esperar X dias para telefonar, dizer Y frases sem parecer muito interessada, se comportar assim ou assado para conquistar aquele por quem andamos suspirando pelos cantos da casa... Leio esses conselhos quando pesquiso para as minhas crônicas, ouço-os com a silenciosa esperança de que não usem de tal expediente comigo.

Gosto de ligar quando sinto saudade, de cochichar no ouvido um desejo incontrolável, de olhar nos olhos, segurar na mão e me deixar levar pelo doce sabor do que está por vir. Não sigo a cartilha do Modo de Fazer no amor. E não acredito que, se nos guiarmos pelo passo a passo de uma receita de bolo nas nossas atitudes, vamos ser felizes para sempre com a nossa cara-metade.

Não ligue, não responda mensagens, não dê muita importância, não se mostre como é, não ria alto, não beba nada alcoólico no primeiro encontro que é para não falar o que não deve, não dê seu telefone, não chegue pontualmente, não fale de você, não o interrompa, e não seja você mesma. Não diga Eu Te amo, não escreva Eu Te Amo, aliás, nem pense em Eu Te Amo! Não se mostre preocupada se ele desaparecer por uma semana ou por um mês sem dar qualquer explicação sensata (afinal, quem é que merece/precisa de uma explicação sensata hoje em dia??) Crie outra pessoa, vista um personagem e depois pague o preço de tentar ser aceito por aquilo que você realmente é. Não atenda nas primeiras vezes que ele(a) telefonar, recuse todos os convites por duas semanas seguidas, mesmo que você esteja louco (a) para aceitar, nem sonhe em vestir aquela minissaia, pois seria um convite inapropriado para ir para a cama e isso só pode acontecer depois que ele já tiver te apresentado até mesmo à primeira professora dele!

Mais fácil aprender japonês em Braille, Djavan já deu a dica...

Esqueça o Modo de Fazer e foque no Modo de Não Fazer - Não seja babaca. O resto, deixa vir...

E faça ser bom e inesquecível.



Corina Haaiga - Todos os Direitos Reservados.

Share this: