Logo Será Primavera Outra Vez

A frase que serve como título para o texto de hoje é uma espécie de código que tenho com um amigo. Em setembro do ano passado, nós nos encontramos para colocar o papo em dia. A vida dele estava um verdadeiro caos - o dinheiro estava no fim e a ex-mulher o atormentava quase que diariamente; ele, castigado pela saudade, estava muito longe dos filhos havia tempo demais, e para piorar não vivia o melhor momento com a namorada que morava em outra cidade. Ele não sabia mais o que fazer, falou o quanto sentia-se perdido, sozinho e desesperançado. Mesmo que ele não tivesse dito nada sobre a péssima fase, eu saberia, pois o olhar dele trazia a dor estampada. Papeamos por horas e, ao fim, eu disse: logo será primavera outra vez... Ele chorou em meio ao abraço que trocávamos e respondeu que precisava muito que boas novas chegassem.
 
Nem tudo estará sempre bem, nem tudo estará sempre mal. Há de se pensar assim para não se acomodar com a alegria ou chafurdar na tristeza. Neste duo que experimentamos por diversas vezes na vida, o desafio consiste em manter-se consciente de que "o mundo muda de cena em menos de um segundo", como cantou Léo Jaime.
 
 Escolhi o assunto para a crônica por diversas razões. Alguns amigos estão atravessando momentos de provação, estão desencorajados e não conseguem ainda vislumbrar o fim dessa fase punk em suas vidas - um amigo separou, outro descobriu-se com depressão, um outro não consegue ver o filho há meses... Será que todo dia vai ser sempre assim? Não. Não será. A tristeza vai passar.
Por sua vez, outros celebram bons momentos - um emprego novo e mudança de casa, uma amigaça vai casar em breve, outro superou uma doença grave... Será que todo dia vai ser sempre assim? Não. Não será. A alegria vai passar. Embora boa, ela não é eterna, e tampouco tem garantia estendida até a próxima Copa do Mundo como os televisores.
 
A alegria vai passar, mas a tristeza também vai. A tristeza vai passar, mas a alegria também vai. Mas, então o que é que sobra? Sobra o estar vivo e ter com quem comemorar - no sentido etimológico da palavra:
 
COMEMORAR, do latim commemorare - lembrar junto.
 
         Logo será primavera outra vez... Eu desejo que você tenha ao seu lado alguém para comemorar as tristezas ou as alegrias que vive agora.


CH

Share this: