Entre Nasceres e Pores do Sol

Engraçado pensar sobre a forma que a vida se desenrola e como ela apresenta a fatura das nossas escolhas pessoais nem sempre racionais. Numa época, tudo parece possível e o mundo cabe no umbigo; a soma das vontades é sempre maior que a soma dos medos e você joga na vantagem. Terá a casa dos sonhos, o trabalho dos sonhos, o amor dos sonhos, a família dos sonhos... "Se você pode sonhar, pode realizar", você se apega a essa citação de Walt Disney e se sente pronto para tomar posse do seu lugar de fato e de direito. O que pode dar errado quando se tem tamanha certeza de tudo? Entre nasceres e pôres-do-sol, a vida se encarrega de ir mostrando que algo disso nunca deixará o mundo onírico; a casa, o trabalho, o amor ou a família perfeita não se encaixará na realidade, duro aprendizado ver que querer nem sempre é poder. Você, então, descobre que é falível, impotente, imperfeito, mesmo quando quer muito acertar, e que não é o seu dedo que está no botão ON/OFF.  E aí começam as intermináveis negociações internas, a gente com a gente mesmo, esse grande e inseparável oponente - a casa pode ser menorzinha, quem é que precisa de uma cozinha modulada? O trabalho é assim-assim, mas dá pra pagar as contas. O amor-perfeito adquiriu outros rostos e perfumes, e não ficou tempo o bastante para pagar pra ver e formar a família que você tanto desejou.
Fácil se sentir um perdedor e carregar, mundo afora, a sua valise de culpa por tudo ter dado errado. Errado? Quem disse? Se os sonhos da adolescência não se concretizaram, você pretende chorar até que o mundo se redima dessa falha imperdoável? Se sim, prepare-se para ser muito infeliz. E daí que a casa é tão pequena que não dá nem pra mudar de ideia dentro dela? E que importância tem se você já casou mais vezes que a Elizabeth Taylor? A quem interessa se a sua família, no momento, se resume a uma iguana-macho de nome Rudolph Von Braun? Às favas com os scripts; são momentos, alguns são melhores e outros são piores, e tudo pode mudar, acabar de uma hora pra outra, inclusive a sua existência física que já não é tão longa quanto a de uma água-viva Turritopsis Nutricula.
Em todo o voo pode haver mudança de rotas, seja por uma tempestade, um nevoeiro repentino ou problemas de sustentação nas asas. A vida precisa ser inventada e reinventada no espaço de tempo em que o traçado do sol leva do oriente ao ocidente. O objetivo de tudo é ter um pouso seguro no fim das contas. Não perca a si mesmo de vista e observe os avisos luminosos de apertar os cintos.



O sol já nasceu de novo.


CH

Share this: