Alguém Para Te Esperar

Como se mede uma pessoa? Esqueça fitas métricas, trenas e réguas; não me refiro a altura física ou o tamanho da cintura, nem nada do tipo anatômico. Como se mede uma pessoa sem conferir o seu extrato bancário, seus bens e/ou seus cartões de crédito na carteira? Como ter a real medida da importância de alguém sem olhar para seus títulos emoldurados e pendurados em paredes e portas, pelo séquito de bajuladores, aduladores e puxa-sacos ou seu curriculum vitae?

Meus mestres da pena já falaram a esse respeito; Martha Medeiros escreveu em A Fita Métrica do Amor que uma pessoa é gigante pra você quando se interessa pela sua vida, quando busca alternativas para o seu crescimento, quando sonha junto. É pequena quando desvia do assunto. Valter Hugo Mãe, um de meus escritores favoritos, disse a frase que tenho escrita nas bordas das minhas moleskines:  as pessoas dobram ou encolhem de tamanho dependendo da sua capacidade de amar. 

E é mais ou menos por esse caminho que eu vou. Acho que consigo medir outro ser humano pelas pessoas que o esperam quando ele sai de casa para ganhar o dia, os que ficam aguardando por um retorno seguro daquele que foi buscar o seu lugar ao sol. Isso me dá a medida exata do tamanho de alguém: quem espera por nós quando estamos pra chegar ou partir, quem espera que dê tudo certo, quem espera que o nosso dia termine bem... Imagine a solidão que seria acordar e descobrir que absolutamente ninguém no mundo espera por você? Curioso é saber que muita gente pensaria que um acontecimento desse é liberdade e confunde solitude com ter paz. Erro grasso... Ter alguém à  sua espera para te acolher num abraço, seja num dia difícil ou não, oferece a chance de descobrir o seu próprio tamanho. Alguém para te esperar chegar, telefonar, retornar, ou qualquer outro verbo do gênero, diz a altura da sua alma, o tamanho do seu coração, a largura da sua generosidade, o peso da sua importância. Sem esses dados, não existimos como pessoa. Somos apenas massa corpórea em estado avançado de putrefação.

Desejo que você tenha alguém para te esperar.

CH.
 
 
          Todos os Direitos Reservados

Share this: